terça-feira, 21 de julho de 2009

22 anos de Appetite for Destruction


Falar da minha banda favorita (até um tempo atrás), a qual ouvi durante toda minha juventude é bem aconchegante. E não é atoa que vamos dedicar este espaço para comentar sobre o hoje falido Guns n' Roses, mas sim porque hoje faz 22 anos que foi lançado o primeiro CD da banda de hard rock norte-americana Appetite for Destruction. O álbum que em outubro de 2008 celebrou a marca de 28 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo é considerado por muitos como um dos melhores álbuns de hard rock de todos os tempos. O sucesso do álbum foi tão impactante, que um ano após seu lançamento (1989) a revista Rolling Stones o elegeu como o vigésimo melhor álbum dos anos 80.
Diferente de muitos discos de sucesso, Appetite for Destruction não teve grande destaque ao ser lançado. Na verdade uma das grandes dificuldades para emplacar os sucessos da banda foi a falta de espaço na mídia. A música de trabalho Welcome to the Jungle, por exemplo, não teve seu clipe veiculado na MTV a priori, pois a emissora o considerava muito "violento". Foi aí que entra em cena o dono da gravadora na qual o disco foi lançado, David Geffen. Ele pessoalmente implora para que o vídeo da música de trabalho seja transmitido na MTV mesmo que em horários alternativos.



Depois de tamanha insistência, o clipe foi ao ar às 6 horas da manha em um domingo e foi suficiente para o sucesso da banda tomar proporções gigantescas. A segunda musica de trabalho fora Sweet Child O' Mine, que definitivamente tornou a banda conhecida no cenário nacional dos EUA.
Ao contrário de tudo o que está em Chinese Democracy (um dos piores discos de rock que já ouvi na minha vida), Appetite for Destruction é um álbum que bem representa o sucesso de uma das bandas mais relevantes do cenário do rock mundial.

Um comentário:

Motoboy disse...

É realmente um ícone do rock. Também curto até hoje.

Karina